sábado, 19 de junho de 2010

Você é uma consumidora racional?

Vocês está lá diante da arara da sua loja favorita, com cabides recheados dos seus sonhos mais fashionistas, pronta pra investir alguns (bons) dígitos na tal peça mais hypada da estação e … se fosse um episódio de Você Decide, o Tony Ramos surgiria todo compenetrado te mostrando dois caminhos e perguntando qual seguir…

Mas como a minha cabeça fértil é bem diferente da vida real, apenas te pergunto, você se questiona antes de comprar?


Por quanto tempo eu vou usar essa peça? Ela é multiuso? Serve pra trabalhar e badalar? Vou enjoar dessa estampa? Essa tendência dura mais que uma estação e meia? O tecido é de qualidade? Ela será relevante no meu guarda-roupa? Eu tenho parecida? Minha filha poderá herdar? Vai ser um real investimento ou um rompante (às vezes necessário) fashion?

Enfim, são muitas perguntas antes de investir comprar, seja numa t-shirt prodeenha ou numa jaqueta de couro. Confesso que antes de ter o blog eu não me questionava muito, muitas vezes nada. Acho que faz parte da idade, mas até um tempo atrás meu armário era cheio de viscolycras e roupas datadas. Ou eram marcantes (tipo uma estampa inesquecível) e só podia ser usadas uma vez, ou que não tinham função multiuso (dia > noite).

Mas um sopro de esperança refrescou a minha seara fashionista, o blog me ajudou a discernir melhor. Eu sei que a moda de hoje, ano que vem já saturou, que a cor da próxima estação será x e que entramos na age of minimalismo. Tudo isso como blogueira E leitora. O mundo dos blogs contribuiu para meu amadurecimento como consumidora, me ajuda a comprar melhor e comprar MENOS (comprar menos é assunto pra outro post), mas sempre comprando certo.


Mas infelizmente o blog não está 24/7 te mostrando o que é ideal. Então vale sempre fazer um exercício fácil e eficiente pra comprar melhor. Um momento de reflexão, praticamente um mantra em busca da compra sensata. Nunhum agente externo interferindo na sua escolha. É o fashioninsmo te fazendo agir de maneira racional, pois às vezes é bom!

E você, cara leitora? É que tipo de consumidora? A que vai no sentimento? A que questiona até sua existência na terra antes de comprar? Ou a que precisa andar com supervisão pra não comprar besteira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#comofaz?